Quais as ferramentas que o eletricista precisa
20/10/2020

Quais as ferramentas que o eletricista precisa?

Por Davi Andrade

Acredito que quase todos nós já ouvimos falar sobre, ou tivemos algum tipo de contato com eletricistas. É normal até mesmo pensar que algumas atividades na área nos faça sentir profissionais. Mas você sabe quais as ferramentas que o eletricista precisa?

Fazer um curso de eletricista RJ muitas vezes vai dar uma base excelente para começar. Porém mesmo assim eu acredito que seja de suma importância trazer aqui uma olhada base sobre os principais materiais do mercado.

Vamos dar uma olhadinha?

curso de eletricista RJ

Quais as ferramentas que o eletricista precisa?

Primeiramente é importante notar que estarei colocando aqui as ferramentas mais básicas. Normalmente você terá demandas muito específicas dependendo do setor em que for atuar.

Mas neste caso deixo para uma outra postagem, quem sabe? Então vamos para a lista!

1 – Multímetro

A palavra multímetro basicamente que dizer algo com vários tipos de medições. E é exatamente isto o que ele se propõe a fazer.

Com um multímetro você pode medir praticamente todas as variáveis relacionadas à lei de Ohm, que são o foco principal de toda a elétrica.

Claro, isto também pode ser feito em diferentes escalas, levando em conta principalmente as mais comerciais.

Não existe um tipo só de multímetro, vai tudo variar dependendo da marca e aplicação proposta.

Quando se pergunta quais as ferramentas que o eletricista precisa, esta deveria estar mesmo na frente. Sem ela o profissional não tem como levantar dados concretos.

2 – Alicate de bico e de corte

Acredite, muito do trabalho de um eletricista será relacionado a cortar e moldar fios. E muitas vezes não é tão fácil quanto parece.

Alguns fios são finos e simples, podendo ser descascados e moldados na mão. Mas é muito mais seguro e prático fazer tudo com uma ferramenta apropriada.

O alicate de corte, como o nome já diz, é responsável por cortar o fio. Ou então faz sua parte cortando a parte externa de proteção para expor o fio em si para ser soldado ou emendado.

Já o alicate de bico faz a função de moldar o fio, normalmente ele pode ser utilizado em conjunto com o alicate de corte para descascar o fio ou então com outro alicate de bico para moldar tudo de maneira mais precisa.

O descascador de fio é uma ferramenta muito prática, mas que não é item de primeira necessidade para iniciantes.

3 – Jogo de chaves

Sempre que você tem uma instalação elétrica é comum que tenha a necessidade de soltar ou apertar algo com parafusos. Então uma das saídas mais comuns é ter um jogo de chaves à disposição.

Pode ser que você precise lidar com alguns parafusos bem pequenos, e neste caso a recomendação é utilizar as famosas chaves Philips.

E como se trata de um item relativamente barato, é algo realmente essencial.

4 – Fitas (principalmente a isolante)

Muitas vezes é impossível soldar um fio. Seja pela altura, inclinação ou qualquer outro motivo. Para se ter um resultado seguro e adequado é normal utilizar uma fita isolante.

Ela garante a fixação, mas além de tudo protege a parte exposta da fiação contra possíveis contatos indesejados.

Claro, ainda há espaço para vários outros tipos de fita. Muitas dão sustentação, outras servem para bloquear algo. E algumas coloridas podem até mesmo servir para identificação ou aviso.

Então o ideal é que você tenha um jogo bastante variado. Mas nunca se esqueça da fita isolante.

5 – Furadeira

Furar uma parede normalmente é uma tarefa difícil, mas necessária. Vários problemas de fiação vão exigir que você tenha esta capacidade.

Então é algo básico contar com uma furadeira que seja completa. Principalmente com funções de aparafusar.

Isto irá te poupar muito tempo, além de garantir um excelente acabamento.

Claro, este é um dos itens mais caros de toda a lista, e por isso mesmo deve se investir sempre na melhor.

6 – Lanterna

Hoje temos a lanterna dos nossos celulares para iluminar as coisas. Mas o fato é que nem sempre o eletricista vai estar em um local confiável.

Muitas vezes a lanterna é uma maneira de evitar quedas do seu celular de lugares altos, ou mesmo evitar algum acidente maior.

Então considere comprar algo do tipo.

Considerações finais sobre quais as ferramentas que o eletricista precisa

Esta é apenas uma lista simples, de onde você deve começar. Entretanto eu preciso dizer que durante a carreira você sempre irá conseguir mais itens.

A necessidade vai aumentado e com o tempo você vai comprando mais e mais coisas. Sem contar aquelas que por algum motivo quebram.

Lembre-se de apostar em ferramentas apropriadas e de qualidade. Muitas vezes o barato sai caro, principalmente no mundo da elétrica.

No mais é isso, espero ter te ajudado. Qualquer dúvida sobre o assunto estou à disposição!