como-virar-um-eletricista
04/03/2021

Como virar um eletricista: Guia Completo da profissão!

Por Davi Andrade

Como virar um eletricista? Talvez você já tenha pensado no assunto, afinal de contas esta é uma das profissões mais procurada dos últimos anos. Até mesmo pelo fato de que estamos encarando uma grande crise a alguns anos que parece não acabar nunca.

Sendo assim é interessante avaliar outras opções de trabalho diferentes das formais. Muitas pessoas encontram em algumas tradições a ideia de segurança. Logo é comum alguém dizer que ser advogado, outro que quer ser médico e alguns que desejam até mesmo serem jogadores de futebol.

Mas a verdade absoluta é que a maioria das pessoas acaba se assustando quando entram no mercado de trabalho e encontram uma gigante concorrência. Afinal de contas se todos querem seguir o mesmo caminho, é um tanto quanto normal que vários problemas aconteçam.

Então minha recomendação é sempre olhar para os locais de pessoas que entram em um rumo e permanecem nele por toda vida.

Se você observar, a maioria dos eletricistas começam com apenas algum curso profissionalizante, mas mesmo que completem alguma graduação, tendem a atuar na mesma área. Isto mostra que o local sempre traz recompensa para os esforços da pessoa.

Assim como você verá que é muito difícil encontrar um eletricista desempregado. Muitos até podem ser demitidos de alguma empresa, porém é bastante fácil decidir trabalhar de maneira autônoma.

Então, minha recomendação para você é realmente que acabe encontrando um caminho para este tipo de ramo. Hoje vou te ajudar ensinando você como virar um eletricista profissional.

Vamos dar uma conferida?

alicates-e-fiosComo virar um eletricista: Guia Completo da Profissão!

Antes de mais nada é importante entender alguns pontos básicos. Primeiramente é que este é um guia baseado no que deu mais certo para a maioria dos profissionais que eu conheço.

Entretanto esta não é uma garantia perfeita de que seja o melhor caminho para você. Cada um tem uma história e personalidade única.

Pode ser até mesmo que na prática você perceba que este não é o curso ideal para você. Então deixo aqui minhas orientações do caminho mais rápido e confiável. Cabe a você seguir ou não.

Qualquer dúvida sobre a situação é realmente importante que você me questione. Tentarei esclarecer da melhor e mais didática forma possível. Para isto basta utilizar o espaço para comentários logo abaixo, ok?

Passo 1 – Você seria um bom eletricista?

Muitos ficam com medo desta profissão exatamente por não serem muito bons em matemática ou não gostarem de física. Entretanto a carreira de um eletricista envolve mais uma questão técnica e prática do que teórica.

Você precisa entender conceitos e como a eletricidade realmente funciona. Em geral tudo o que precisa ser calculado ou teorizado já é feito previamente e entregue pronto para você.

Por exemplo, você não precisa exatamente calcular o quanto de potência um aparelho consome para então calcular o tipo de fio que deve utilizar em uma instalação. Este valores são informados na hora de comprar cada um deles, e por isso basta você conhecer o melhor jeito de aplicar tudo.

Entender como a eletricidade se comporta não é exatamente a mesma coisa do que entender física quântica ou algo do tipo. Isto realmente traz uma dificuldade desnecessário para as aplicações que você vai ter ao seu trabalho.

Então minha recomendação é que você entenda que grande parte do trabalho será na verdade manual. Exigindo uma boa dose de capricho e atenção no que está fazendo.

Ter bom senso é essencial, já que acidentes na área podem ser realmente problemáticos.

Passo 2 – Faça um curso de eletricista

Dificilmente alguém que aprende só na prática consegue bons resultados. Afinal de contas muitas crenças e tradições erradas passam do profissional mais antigo para o novo.

A ideia de começar por um curso é seguir uma ordem lógica de aprendizado e trabalho. Partindo sempre do simples para o mais complexo, e sempre utilizando boas práticas.

Um hábito profissional ruim é muito difícil de se corrigir quando se caminha para uma direção equivocada. Por isso é interessante sempre começar do jeito correto, trabalhando de uma maneira a não adquirir vícios de outras pessoas.

Mas escolher o curso inicial é realmente um grande desafio. Primeiramente porque muitas pessoas irão acabar entregando um curso incompleto ou de qualidade inferior. O objetivo é realmente tentar fazer com que a pessoa entenda o que a profissão é e como executá-la.

A pesquisa neste caso é essencial, mas eu posso te poupar trabalho e recomendar que você procure o curso Eletricista Profissional da Engehall. Este é definitivamente o melhor curso que você vai encontrar hoje em dia por aí.

O conteúdo é completo, a modalidade é online e o preço é extremamente acessível. Sendo até possível apostar no curso grátis deles para entender a qualidade do material.

3 – Se especialize

Conforme você for crescendo na profissão é sempre bom complementar a sua formação com algumas opções positivas. Assim, minha recomendação é sempre agregar mais e mais cursos com orientações de técnicas e práticas vantajosas.

Minha primeira recomendação seria realmente fazer um curso de NR10. Este é um dos fatores mais bem avaliados quando se procuram um profissional para uma empresa.

Através dele você aprenderá a ter uma segurança muito maior no seu trabalho. Sendo realmente um bônus para quem quer trabalhar da maneira mais distante de acidentes possível.

Mas quanto custa um curso NR10? Bom, ele custa muito menos do que você pode imaginar, sendo até mais barato do que uma formação de eletricista em si.

E traz quase tantos resultados positivos quando o curso em si. Realmente vale a pena investir.

4 – Conquiste clientes

Um dos melhores caminhos é trabalhar de maneira autônoma, até mesmo para quem quer se situar em uma empresa. Afinal de contas você encontrará muita experiência no seu caminho.

Por isso minha recomendação é sempre divulgar seus serviços, conquistar novos clientes e caminhar para ter resultados sempre maiores.

No mais é isso, acredito que com estas informações você já consiga iniciar a sua trilha de sucesso. Mas se ainda houver alguma dúvida, então basta entrar em contato.

Te desejo muito, mas muito sucesso!

Como ter resultados de verdade logo no início da carreira de eletricista

Para colher frutos na carreira de eletricista é necessário escolher a formação profissional de eletricista correta. Por isso é sempre a minha primeira opção correr atrás da Engehall. Esta é uma empresa que está no ramo há muito tempo.

Eles sempre trazem cursos profissionalizantes de qualidade, e que sem dúvida nenhuma contribuem para o avanço de dezenas de milhares de profissionais.

Alias, eles mesmo já formaram mais de 50 mil alunos com o seu curso de NR10, uma das normas mais importantes para quem trabalha diretamente com o mercado de eletricidade. Sem dúvida nenhuma é uma das opções para quem quer ter mais sucesso no futuro.

Qualquer dúvida sobre como encontrar um curso de verdade como este é só deixar nos comentários. Assim que der eu dou um pulinho e te respondo.