Principais objetivos da NR10

Os principais objetivos da NR-10 são: vestimentas corretas e adequadas, utilizando técnicas e riscos e análises, bloqueio para serviços nas instalações elétricas desenergizadas, ensino formal dos profissionais que ficam próximos da zona livre e perto à zona controlada. conheça o curso NR10 online.

O qué é NR10? É uma norma que regulamenta criada e promulgada pelo -Ministério do Trabalho e Emprego- com a principal finalidade de manter a saúde e segurança dos profissionais que atuam com eletricidade.

Um dos assuntos principais tratados na NR10 é sobre o aterramento

Qual objetivo do aterramento elétrico?

– A mais importante é o cuidado da integridade física do ser humano.
– Propicia a atividade dos dispositivos.
– Descarrega cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos.

Em um dispositivo elétrico com aterramento a corrente de fuga é direcionada para terra através do condutor elétrico.
O equipamento sem o aterramento não consegue se libertar da corrente de fuga e quando um indivíduo entra em contato com o equipamentos e dispositivos recebem a descarga elétrica.Toda instalação elétrica deve estar preparada para este sistema.

O Fusível, disjuntor e dispositivos de proteção que desarmam por curto circuito ou sobrecarga baseiam-se do aumento e ou elevação da corrente para atuar, no caso do circuito não ter o aterramento, não há esta vazão da corrente, dificultando então o funcionamento dos dispositivos de proteção. Caso um dispositivo ou motor tenha fuga de corrente e possua aterramento, a corrente elétrica é focalizada para terra, consequentemente ocorre um aumento excessivo da corrente elétrica que causa a ligação do dispositivo de proteção.

Descargas de Cargas eletrostáticas

O aterramento elétrico exclui e evita as cargas eletrostáticas que são criadas através do atrito, do caminhar de uma pessoa ou de reações químicas. As cargas eletrostáticas demonstram um grande perigo quando pensamos em manuseio de combustíveis que podem produzir explosões.

O profissional eletricista precisa ser capacitado para executar e construir um dispositivo de aterramento eficiente e seguro e deverá estar sempre alerta para as normas de segurança para oferecer com profissionalismo um trabalho com compromisso e de qualidade.

 

Segundo a Norma NR-10 só devem exercer as ocupações com serviços que envolvem elétrica os profissionais qualificados , ou capacitados e os trabalhadores habilitados que possuem treinamento obrigatório com deferimento formal da empresa em questão. O anexo II da NR-10 prescreve a obrigatoriedade para todos os profissionais que lidam com eletricidade os treinamentos: curso básico, curso SEP, (segurança no sistema elétrico de potência e suas proximidades) devendo ser reciclados de dois em dois anos

 

 

Principais objetivos da NR10
Avalie esta postagem

Davi Andrade Autor