Entenda sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga

Entenda sobre os benefícios da Yoga

Um estudo recente diz que aqueles indivíduos que praticam Ioga há muitos anos podem ter um melhor desenvolvimento cognitivo na velhice em comparação às demais. Dependendo do trabalho, a prática desta tarefa a longo prazo seria capaz de modificar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o enfraquecimento intelectivo e a diminuição de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as praticantes de Yoga do sexo feminino, denominadas como yoginis.

Os cientistas notaram que as yoginis mais velhas possuem maior espessura do córtex pré-frontal esquerdo, nas áreas cerebrais relacionadas a atividades cerebrais como atenção e memória.

Entenda sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a utilidade do cérebro mudam à medida que vamos chegando na terceira idade, o que algumas vezes leva ao enfraquecimento mental, incluindo memória e atenção prejudicadas. Uma dessas modificações no cérebro é largamente atribuída ao córtex do cérebro, que torna-se mais fino, o que os especialistas demonstraram que está correlacionado com o enfraquecimento cognitivo. Pesquisadores envolvidos na pesquisa demonstraram que, exatamente como nossos músculos, o cérebro se desenvolve por meio do treino. Como qualquer atividade contemplativa, a Yoga possui um elemento cognitivo em que a atenção e a concentração são significativas.

Os pesquisadores almejavam pesquisar se os praticantes de Yoga em muito tempo tinham diferenças em se tratando de estrutura cerebral em comparação com pessoas mais velhas saudáveis que jamais realizaram a Yoga. Para a pesquisa, eles convocaram um pequeno grupo de yoginis que tinha realizado Yoga ao menos duas vezes a cada semana no decorrer de um mínimo de 8 anos, embora o grupo tivesse uma média de praticamente 15 anos de prática.

Eles, então, contrastaram as yoginis com outro grupo de mulheres saudáveis que nunca praticaram Ioga ou práticas de concentração ou meditação, mas demonstraram os mesmos níveis de prática física, concernentes à mesma faixa etária (perto de 60 anos).

O grupo investigou os cérebros dos componentes usando ressonância magnética para ver se existia alguma distinção nos cérebros. Os especialistas encontraram maior espessura no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas do cérebro vinculadas a atribuições cognitivas como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na velhice é normal, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas conseguem ajudar a melhorá-la, assim como frutas ricas em antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e grãos integrais, que protegem seu cérebro de radicais livres prejudiciais, podem ajudar extraordinariamente na preservação da memória.

Aqui encontram-se certos alimentos que podem fazer maravilhas em favor de sua memória e por seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, observada nas frutas cítricas, está ligada à rapidez intelectual, enquanto que a Vitamina B protege contra o encolhimento cerebral e o comprometimento cognitivo relativo à idade. Detectada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e ovos.

Nozes e Sementes: um punhado de sementes e nozes são capazes de ajudar a aperfeiçoar admiravelmente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são repletas de zinco que praticam uma função fundamental na reabilitação de sua memória. As nozes são uma boa fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes fundamentais para o exercício cerebral e habilidades cognitivas. As sementes de girassol são boas fontes de vitamina.

Entenda sobre os benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – qualquer um dos vegetais verdes estão repletos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo importantes para o desenvolvimento de células cerebrais. A vitamina K é conhecida por ser útil no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta mental.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a manter o cérebro com saúde e concentrado. Os abacates ainda estão vinculados com a redução do risco de enfermidade de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma excelente fonte de licopeno que auxilia contra a degeneração de células do cérebro e ajuda na preservação e produção de novas células cerebrais.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são conhecidos como o poder da energia e auxiliam você a se concentrar melhor. Ao consumir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que auxilia o cérebro a operar satisfatoriamente, nos mantendo alertas.

Deixe uma resposta