Aprenda a higienizar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  frutas

Aprenda a higienizar as frutas e vegetais

Aprenda a higienizar as frutas e vegetais

Ingerir uma dieta diversificada, abrangendo inúmeras frutas e vegetais, está entre as chaves da boa saúde. Ainda assim, para se preservar com saúde, é inclusive essencial assegurar-se de que o produto que você come é limpo. Uma maneira de fazer isso é certificar que as frutas ou verduras que você consome tenham sido satisfatoriamente lavadas antes de descascá-las, cortar, ingerir ou preparar todas elas.

De que maneira as frutas e os vegetais contaminam-se

Aprenda a higienizar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  frutas   Mesmo que a maior parcela dos consumidores compreenda que os alimentos derivados da carne tem de ser convenientemente tratados para evitar a propagação de enfermidades, alguns não percebem que frutas e vegetais são capazes de causar inclusive agravos à saúde se não forem manuseados e armazenados de maneira adequada.

Ano após ano, frutas e vegetais infectados têm sido responsáveis por muitos aparecimentos de doenças disseminadas por esses alimentos. Algumas das maneiras em que as frutas e verduras podem se contaminar abrangem: elementos desfavoráveis presentes no solo ou na água durante a fase de crescimento das frutas; higiene ruim entre trabalhadores durante a colheita, embalagem e carregamento.

Como higienizar frutas e vegetais

Inicie escolhendo o item livre de amassado, mofo ou outros vestígios de avarias. Caso você esteja comprando produtos industrializados, averigue se eles foram refrigerados ou congelados no supermercado. Depois, no lar, armazene as frutas e verduras que podem estragar no refrigerador até estar apto para utilizá-los.

Higienize suas mãos por vinte segundos com sabonete e água quente antes e depois de manejar produtos frescos. Empregue uma faca amolada para cortar toda região avariada ou ferida da fruta ou vegetal. Lave o alimento antes de tirar sua casca. Dessa maneira, os contaminantes não serão passados de sua faca para eles. Segure as frutas ou verduras por baixo da água da torneira, esfregando-as gentilmente enquanto você a limpa.

Para itens com cascas densas, como melões e abóboras, utilize uma escova limpa para esfregar a superfície à medida que você limpar. Produtos com superfícies irregulares, como couve-flor e brócolis, têm de ser imersos de 1 a 2 minutos em água fria para remover contaminantes. Empregue um pano limpo ou uma toalha de papel para enxugar o alimento antes de utilizá-lo-lo.

Como lavar verduras de salada

Aprenda a higienizar as frutas e vegetais Nutrição Saúde  frutas   Saladas verdes demandam atenção especial. Primeiro, rejeite as folhas exteriores murchas. Depois, ajeite e lave as folhas verdes de acordo com o indicado para cada tipo. Para as alfaces frondosas, como a folha de verde ou roxa e a americana, remova e descarte a extremidade da raiz. Isole folhas e as preserve por baixo da água corrente gelada para remover qualquer impureza.

Para folhas verdes pequenas, como espinafre e rúcula, coloque-as em uma vasilha ou uma pia higienizada adornada com água fria por mais ou menos trinta segundos. Remova as folhas e balance de forma suave para deixar a impureza e os demais detritos caírem na água. Repita o procedimento, se necessário.

Dicas: Nunca utilize sabão ou detergentes ao limpar as frutas. Você não tem necessidade de procurar uma solução incomum para limpar frutas e vegetais. Água limpa e corrente é o satisfatório. Lave todos os alimentos antes de utilizar, embora você vá cortá-los-los. Qualquer sujeira e bactérias no lado externo de produtos não limpos são transmitidas da faca às frutas ou vegetais.

Mesmo frutas e vegetais orgânicos, tal como os produzidos a partir de seu jardim pessoal ou mercados de agricultores locais, carecem de ser muito higienizados.

Deixe uma resposta