Lombalgia: como prevenir e tratar

A dor nas costas é uma situação da vida. Quase todas as pessoas irão sofrer deste incômodo, mais cedo ou mais tarde. Uma das principais causas de dor nas costas, seja dor aguda ou dor permanente, é a tensão lombar.

O que é tensão lombar?

lombalgia-como-prevenir-e-tratar Uma série de músculos e articulações nas costas mantêm a ossatura da coluna vertebral no lugar. Você pode fadigar esses músculos esticando bastante, a ponto de ocasionar pequeninos rasgões no tecido. Os músculos ficam enfraquecidos, consequentemente, eles não são capazes de exercer a função de conservar a constituição óssea da coluna vertebral corretamente no lugar. A coluna fica menos estável, causando dor lombar. E como os nervos da medula espinhal se prolongam por todo o corpo, a dor é capaz de dar-se em locais diferentes.

O que origina a tensão lombar?

Extremo esforço corporal.
Queda
Inclinar ou agachar constantemente.
Levantar objetos pesados se você não estiver em forma.
A tensão lombar inclusive é capaz de ser causada por estresse emocional, postura indevida, obesidade, ou por continuar assentado na mesma posição por longos períodos de tempo. Inclusive uma tosse grave é capaz de gerar dor lombar.
Leve em consideração que a lombalgia não pode ser responsabilizada em toda a lombalgia. Existem várias outras razões, como hérnia de disco, fraturas, nervos premidos, artrite, infecções e abscessos.

Sintomas da tensão lombar

lombalgia-como-prevenir-e-tratar Dor e rigidez nas costas.
Dores nas nádegas e nas pernas, em certas ocasiões na parte de trás da coxa.
Dores que pioram ao curvar ou esticar o corpo, tossir ou dar espirros.
Já que alguns sinais de tensão lombar são iguais aos de doenças mais graves, é essencial que o evento seja observado por um especialista.
Para detectar a tensão lombar, o seu médico irá te dar um exame total. Você inclusive pode necessitar de raio-X, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Esses testes a mais podem ser necessários se a sua dor não desaparecer sozinha ou com tratamento conservador.

Qual é o tratamento para a tensão lombar?

A lombalgia pode ser uma lesão bem doída e deprimente. Mas a ótima notícia é que a maioria destes casos se cura por conta própria, dado o devido tempo. Para acelerar a cura, você tem que:
Pôr gelo nas costas para diminuir a dor e o inchaço, logo que se lesionar. Fazer isso ao longo de 20-30 minutos a cada três a quatro horas por 2-3 dias. Você inclusive pode colocar gelo nas costas após a exercitação física.
Aplique calor nas costas – contudo apenas após 2-3 dias da utilização do gelo. Utilize calor em suas costas só após o inchaço inicial ter sumido. Você pode utilizar uma bolsa térmica ou, meramente, banhar-se com água quente.
Tome analgésicos ou outros medicamentos, se for recomendado pelo seu clínico. Os anti-inflamatórios não esteroides irão ajudar com a lombalgia e a inflamação. Apesar disso, estes medicamentos podem ter efeito contrário. Eles têm de ser usados eventualmente, a menos que seu médico fale o contrário. Os analgésicos e os relaxantes musculares prescritos, em algumas ocasiões, são necessários.
Se o seu médico propor, faça fisioterapia para aumentar a intensidade da musculatura das costas. Não fique na cama ou poltrona toda hora. Isso vai agravar a dor lombar.
Não interessa o que as pessoas lhe digam, o descanso na cama não vai dar certo. Os indivíduos costumavam pensar que o adequado tratamento para a tensão lombar era deitar de costas até melhorar. Mas estudos mostram que isto não ajuda.

Qual a estimativa para a dor lombar melhorar?

A média de restabelecimento varia da gravidade da dor lombar. Casos leves podem ser solucionados em alguns dias, todavia pode levar semanas em episódios mais graves.

Como prevenir a tensão lombar?

Já que a dor lombar sumiu, seu médico, possivelmente, irá aconselhar que você comece uma rotina de exercícios regulares. Isto vai aumentar a força na musculatura das costas e irá deixar estes músculos mais vergáveis. Isso reduzirá as chances de você ter nova tensão lombar no porvir. O médico poderá indicar atividades de baixo impacto como nadar ou utilizar uma bicicleta ergométrica.
Não tente voltar ao seu nível anterior de prática física até:
Você ser capaz de se movimentar tranquilamente – com flexibilidade – como antes da lesão
Você não sentir dor na ocasião em que se reclinar, torcer, caminhar, correr e saltar.
Se você começar a se exercitar antes que sua tensão lombar seja curada, você pode acabar com dor nas costas crônica e contusão permanente.

Aqui estão muitas sugestões com o intuito de auxiliar na prevenção da tensão lombar:

Caso você sinta dor lombar durante a exercitação física, não continue.
Se você sentir dor nas costas um dia de intensificação do seu treino, espere alguns dias para alterar a ficha.
Exercite e alongue os músculos das costas frequentemente.
Evite dormir de bruços. Durma de costas ou de lado e bote um travesseiro entre as pernas.
Ao pegar algo pesado, curve os joelhos, não na cintura.
Perca peso caso você esteja com excesso de peso.
Adote uma esplêndida postura. Sente-se em cadeiras retas, com as costas contra as costas da cadeira.

Davi Andrade Autor